terça-feira, 11 de agosto de 2015

Porque a Escola Popular Madre Maria Villac (PI) é uma das dez melhores do país.

Na primeira semana de Agosto foram divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por escola para o ano de 2014. As notas médias de quase 16.000 escolas de todo os país podem ser acessadas publicamente aqui, assim como diversas características dessas escolas.

É notável, porém não surpreendente, que as melhores escolas compartilham diversas características. Quase todas são privadas, em geral possuem um número reduzido de alunos, estão localizadas majoritariamente no Sudeste do país e possuem alunos de nível socio-econômico elevado.

Essas características colocam um desafio interessante para quem deseja analisar as notas da prova: como saber o quanto da nota pode ser atribuída à “qualidade” da escola? Explico: tome duas escolas publicas muito similares, uma no interior do Piaui e outra num bairro de classe média em São Paulo. Qual escola você imaginaria que tem um melhor desempenho? Todos os dados nos sugerem que seja a de São Paulo. As razões disso podem ser muitas: a qualidade média dos professores em uma área urbana pode ser melhor que em uma área rural; o aluno médio em São Paulo vem de uma família com nível socio-econômico mais elevado que no Piauí, o que sugere maior capacidade de investimento na sua formação, talvez mais exposição a eventos culturais, talvez mais tempo dos pais ajudando nas tarefas de casa. Da mesma forma, duas escolas muito similares no município do Rio de Janeiro podem ter alunos e professores muito diferentes, caso uma seja pública e outra estadual.

Tudo isso sugere que olhar para as notas “brutas” do ENEM nos dá pouca informação sobre a “qualidade” da escola (entenda-se qualidade aqui como capacidade de gerar boas notas no ENEM – sem dúvida uma definição bastante limitada, mas ainda assim útil!). Propomos aqui uma alternativa bastante simples para avaliar o desempenho das escolas, mas que nos dá alguma informação adicional sobre a efetiva qualidade. Em termos gerais, utilizamos todas as características disponíveis da escola, como informações geográficas (estado da federação e se área é urbana ou rural), características dos alunos (nível socio-econômico) e uma série de indicadores de cada uma das escolas  para prever a nota da escola em cada uma das competências do ENEM . Feito isto, comparamos esta nota predita com a nota efetiva, e rankeamos a escola de acordo com essa nova medida, que interpretamos como a qualidade da escola.

O que este resultado nos indica? Uma das conclusões surpreendentes é que a Escola Popular Madre Maria Villac, localizada em Teresina (PI), está entre as 10 melhores do país por esta métrica (vale a pena clicar no link e ler sobre a escola)! Rankeada na posição 263 pelo índice bruto, a escola torna-se a 9ª colocada uma vez que levamos em conta seu perfil: ela é a única entre as 40 primeiras colocadas que apresenta um nível socio-econômico abaixo de Alto!

A primeira colocação do novo ranking fica com a escola Ari de Sá Cavalcante, de Fortaleza (CE), originalmente sexta colocada no ranking bruto. Destacam-se também entre os top 10 o Farias Brito Colegio Pre-Vestibular (CE) e o Colegio Embraer Juarez Wanderley (SP). Descendo um pouco mais no ranking, outra escolas tem desempenho exemplar: o colégio estadual Adolpho Berezin ETEC (SP) salta da posição 1.380 para 36º, enquanto o colégio estadual Augustinho Brandão (PI) passa da 3.516ª posição para 43ª!

Com certeza muitas outras observações interessantes podem ser feitas com esses dados. Abaixo você encontra uma visualização interativa que mostra alguns detalhes da análise discutida acima, e ao final permite que você compare os rankings das escolas, tanto no país como um todo quanto para seu estado ou município. Compartilhe conosco suas observações sobre os dados!




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